Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Solenidade homenageia primeira comarca de Alagoas

    há 12 anos

    A vice-presidente do Tribunal de Justiça (TJ/AL), desembargadora Nelma Torres Padilha, prestigiou, na manhã desta quarta-feira (20), a aposição de placa comemorativa em Marechal Deodoro, em alusão às comemorações dos 300 anos da presença da Justiça em Alagoas. O município foi sede da primeira da primeira comarca do estado, em 1712.

    A solenidade aconteceu no Espaço Cultural da prefeitura de Marechal Deodoro, que também recebeu mais uma etapa das palestras sobre o Tricentenário da Justiça em Alagoas. Cerca de 200 alunos da escola municipal Professora Eleuza Galvão Rodes assistiram às palestras.

    O coordenador das atividades comemorativas do Tricentenário, magistrado Claudemiro Avelino, palestrou sobre a história e administração do Judiciário alagoano. Ele explicou que em maio de 1712, o rei de Portugal escolheu Marechal Deodoro para receber o primeiro ouvidor geral por estar localizada entre Penedo e Porto Calvo, cidades mais importantes do Estado naquela época. “Marechal Deodoro é o berço do Judiciário alagoano”, completou o magistrado.

    O juiz titular da Comarca de Marechal Deodoro, Léo Denisson Bezerra de Almeida, falou sobre “O papel do juiz e da sociedade no controle social” e destacou que é dever do magistrado ter uma postura justa e correta.

    Na oportunidade, o magistrado Claudemiro Avelino divulgou o I Concurso de Fotografia do TJ/AL. Com tema “A Justiça sob as perspectivas social, histórica, didática e institucional”, o concurso tem o objetivo de fazer com que a sociedade reflita sobre o papel da Justiça no Brasil e em Alagoas e ao mesmo tempo incentivá-la a expressar, através das imagens, a percepção que possui sobre o Poder Judiciário.

    Presenças

    O evento contou ainda com a presença do desembargador aposentado Antônio Sapucaia, do juiz auxiliar da presidência Diógenes Tenório, da secretária especial da presidência Josete Pituba, do prefeito da cidade Cristiano Mateus, do vice-prefeito José Petrúcio Soares, do secretário de cultura Carlito Lima, do procurador do município Alfredo Machado e o presidente da Câmara de vereadores Abelardo Leopodino.

    ------Robertta Farias - Dicom-TJ/ALimprensa@tjal.jus.br -

    • Publicações4435
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações82
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/solenidade-homenageia-primeira-comarca-de-alagoas/3157298

    Informações relacionadas

    Endireito Ciências Jurídicas
    Artigoshá 6 anos

    A estrutura jurídica no Brasil colonial. Criação, ordenação e implementação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)