Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Corregedor discute emissão de registros de unidades do Minha Casa, Minha Vida

    há 12 anos

    O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador James Magalhães de Medeiros recebeu nesta quita-feira (24) o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Guido Palmeira e a gerente de construção civil da CEF, Aparecida Machado para discutir a regulamentação dos registros das unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida.

    Os representantes da CEF buscam, junto à Corregedoria, definir a legislação vigente para o pagamento desses registros de imóveis, que devem ser pagos pelas construtoras, após a lei 12424/11, que altera a Lei nº 11.977, aplicada na primeira etapa do programa, em 2009, que garantia a isenção total do pagamento. Com isso, para registrar as unidades adquiridas antes de dezembro de 2010 é preciso pagar 50% dos emolumentos.

    Segundo Aparecida, existem cerca de três mil contratos pendentes de registro, já que as construtoras contestam o pagamento da nova taxa. “Damos um prazo de 60 dias para o registro do imóvel estar regularizado, mas os cartórios estão abarrotados e não podiam contratar mais funcionários. Antes, o registro era feito gratuitamente, por isso houve essa mudança”, explicou.

    O Corregedor ressaltou a importância das partes entrarem em acordo, para que não haja prejuízos. Ele sugeriu uma nova reunião, na próxima quarta (30), com a presença de representantes da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg) e da CEF.

    “Conversei com corregedores de outros Estados e eles afirmaram não ter problemas com esse programa. A questão é que em Alagoas os emolumentos são muito altos. É preciso um acordo para reduzir as despesas, pois os clientes não devem arcar com isso. O Judiciário busca dirimir os conflitos e após essa nova reunião, a Corregedoria vai se posicionar”, esclareceu.

    Também participaram da reunião o juiz auxiliar da Corregedoria, Jamil Amil, o advogado Adelmo Cabral e os assessores técnicos, Janaína Feitosa e Cleógenes de Moura Rizzo.

    ------Emanuelle OliveiraAscom - CGJ

    • Publicações4435
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedor-discute-emissao-de-registros-de-unidades-do-minha-casa-minha-vida/2942098

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)