Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ aprova pedido de intervenção federal na Assembleia Legislativa

    há 15 anos

    O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) aprovou, na sessão administrativa desta terça-feira (15), à unanimidade de votos, pedido de intervenção federal na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), visando o cumprimento de decisão judicial que determinara o afastamento de parlamentar acusado de crimes de mando.

    O pedido será encaminhado, por meio de expediente, ao Supremo Tribunal Federal (STF), que detém poderes para requisitar a intervenção federal à Presidência da República. A medida foi tomada porque a ALE descumpriu decisão do desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, que havia ordenado o afastamento do deputado estadual Cícero Ferro.

    A presidente do TJ/AL, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, relatora do pedido formulado pelo desembargador Orlando Manso, entendeu que o decreto aprovado pela Assembleia, com base no qual se absteve de dar cumprimento à decisão é ato que não tem existência no mundo jurídico, denominando-o de “simulacro de decreto”. Fundamentou seu voto nos artigos 34, inciso VI, e 36, inciso II da Constituição Federal, e no art. 87, inciso XXI, do Regimento Interno do Tribunal de Justiça. Segundo a desembargadora Elisabeth Carvalho, a intervenção é medida indispensável para garantia do livre exercício do Poder Judiciário e para que se dê provimento às decisões que dele emanam. “Ao se negar agressivamente o cumprimento de uma decisão judicial investe-se contra a dignidade do Poder Judiciário”, afirmou ao proferir seu voto.

    O caráter histórico da decisão, tomada às vésperas do aniversário de emancipação política de Alagoas; bem como a necessidade de preservação das bases do Estado Democrático de Direito, calcado na harmonia e independência dos Poderes, foram pontos destacados nos votos dos desembargadores, que elogiaram a postura adotada pela desembargadora Elisabeth Carvalho e pelo desembargador Orlando Manso.

    • Publicações4435
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-aprova-pedido-de-intervencao-federal-na-assembleia-legislativa/1878406

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)