Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Indeferido recurso em favor de ex-deputado que pediu desbloqueio de contas bancárias

    há 15 anos

    O desembargador Alcides Gusmão indeferiu recurso interposto pelo ex-deputado federal José Júnior de Melo (Júnior Leão) pedindo o desbloqueio de contas porque o seu advogado utilizou via imprópria (mandado de segurança) quando deveria ter utilizado um agravo de instrumento na tentativa de obter a liminar contra decisão da 12ª Vara Cível da Capital.

    O ex-parlamentar interpôs mandado de segurança contra ato supostamente ilegal praticado pela 12ª Vara Cível da Capital que, mediante ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual, concedeu liminar determinando o seqüestro de seus bens e valores quando ele exercia o mandato de deputado federal.

    Em suas razões, o impetrante José Júnior de Melo argumenta que a decisão do magistrado afronta os princípios legais e constitucionais do devido processo de legal e do amplo direito à defesa. Alega ainda que o bloqueio de tais valores pelo juízo quando versa sobre as contas de subsistência dos réus, causa-lhes dano, retirando as condições para sua sobrevivência.

    Ao analisar o pedido, o desembargador Alcides Gusmão observa que a pretensão deduzida pelo impetrante deve ser desautorizada, visto que a via eleita não é a mais apropriada para atacar o ato judicial impugnado, pois a legislação processual prevê um recurso específico para desafiá-la, o Agravo de Instrumento, previsto no artigo 522 do Código de Processo Civil.

    “Ante o exposto, indefiro de plano a petição inicial, julgando extinto o processo sem julgamento do mérito, em razão da impropriedade da via eleita”, fundamenta o desembargador Alcides Gusmão, em decisão publicada na edição desta quinta-feira (20) do Diário da Justiça Eletrônico.

    • Publicações4435
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indeferido-recurso-em-favor-de-ex-deputado-que-pediu-desbloqueio-de-contas-bancarias/1738238

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)