Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Construtura não deve pagar diferença de ICMS na aquisição de material para obra

    há 13 anos

    A desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, integrante da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas, concedeu à empresa Torres Construções e Empreendimentos Ltda liminar garantindo isenção no pagamento da diferença de alíquota de ICMS de até 15% cobrada pelo Estado sobre material de construção destinados às suas obras fora de Alagoas. A empresa alegou que os produtos não são objetos de comercialização.

    Em suas razões, a desembargadora-relatora Elisabeth Carvalho Nascimento entendeu que a retenção do diferencial de ICMS por parte do Estado, a cada compra realizada pela empresa em outros Estados, acarretaria considerável prejuízo ao patrimônio da mesma, comprometendo a execução das obras em andamento. Ela considerou ainda que as empresas de construção civil, em regra, contribuem com ISS e não ICMS.

    “Demais disso, a empresa de construção civil somente pode ser contribuinte do ICMS em caráter excepcional, quando fornece mercadoria por ela produzida fora do local da prestação dos serviços, o que não é o caso presente nos autos”, sustentou a desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, em decisão publicada na edição desta segunda-feira (14) do Diário da Justiça Eletrônico (DJE)

    A empresa Torres Construções e Empreendimentos Ltda, representada por seu sócio, Luciano de Oliveira Torres, tinha impetrado mandado de segurança contra ato do Estado de Alagoas, contestando a cobrança do pagamento do diferencial de alíquotas de ICMS sobre as operações interestaduais efetuadas para a aquisição de produtos destinados às suas obras, razão pela qual requereu a concessão da liminar.

    Tayana Moura/Estagiária

    *Sob supervisão da Diretoria de Comunicação do TJ

    • Publicações4435
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/construtura-nao-deve-pagar-diferenca-de-icms-na-aquisicao-de-material-para-obra/2564565

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)