Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cidadania e Justiça firma compromisso com oito escolas

    há 11 anos

    O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura (Esmal), promoveu, na manhã desta quinta-feira (16), no pátio da Escola Municipal Dom Hélder Câmara, o lançamento das ações do Programa na unidade escolar e em outras sete escolas municipais da capital. O objetivo é integrar o Judiciário à comunidade, com uma formação voltada aos direitos e deveres, através da Cartilha da Justiça, elaborada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com perspectivas diversas, além de noções de cidadania e Justiça.

    Durante o evento, com um público de cerca de 200 alunos, de faixa etária de 6 a 16 anos, além de pais, professores e diretores das escolas envolvidas, alunos fizeram apresentações culturais, com danças e execução do hino nacional, de músicas populares como Aquarela Brasileira, Aquarela, O que é, O que é?, de Gonzaguinha, além de Lago dos Cisnes e uma sinfonia de Beethoven.

    A coordenadora de Projetos Especiais da Esmal, Nelma Torres Padilha, destacou a importância da integração da Justiça com a comunidade e agradeceu a atuação e compreensão do magistério em promover cidadania a crianças e às comunidades maceioenses.

    “O programa tem sido bem aceito pelas comunidades escolares e já estamos recebendo pedidos de outras escolas para a realização deste trabalho, inclusive em escolas do interior do estado”, destacou a coordenadora.

    Para a secretária da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ana Dayse Dórea, o programa é uma grande esperança para mudar o cenário de violência envolvendo crianças no estado e as ações ajudam a formar cidadãos de bem para o futuro.

    Na Escola

    “Esse é um programa que eu considero dos mais importantes da nossa rede municipal de educação. Estamos lançando o programa, no momento onde cada vez mais se faz necessário o investimento na educação dos cidadãos. Eu espero que a parceria cresça e que, com apoio do Tribunal, consigamos ampliar o projeto para outras escolas”, defendeu a secretária.

    Para a professora de música da escola municipal Dom Hélder Câmara, Alizete Maria Maneira Gomes, o comportamento dos alunos tem mudado após o estudo da arte musical, além de ter proporcionado o conhecimento de grandes talentos musicais, conhecidos no mundo.

    “Sendo a música uma linguagem universal, ela trabalha com todas as outras linguagens. Os alunos aprendem operações matemáticas e vão ficando cada vez mais rápidos na leitura de partituras. Trabalhamos a música em três turnos na escola”, comentou a professora, ao destacar o apoio da comunidade.

    Quitéria Justino de Souza, diretora da unidade escolar, demonstrou satisfação com o Programa porque garante a inserção de crianças e adolescentes no meio social. “O corpo docente tem recebido com muito carinho a Cartilha da Justiça e trabalhado, em sala de aula, com muita facilidade os temas do Judiciário”, comentou a diretora.

    Após as apresentações, foi assinado um termo de adesão do Programa pela representante da Semed e diretores da Escola Dom Hélder Câmara, representando as demais escolas envolvidas no Projeto.

    ------Ananiel Antonio - Dicom - TJ/ALimprensa@tjal.jus.br - 4009.3141/3240

    • Publicações4435
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cidadania-e-justica-firma-compromisso-com-oito-escolas/100653627

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)